BREVE HISTÓRICO
Em torno de 1870, iniciavam os limites do sertão desconhecido circundado pelos rios Tietê, Paraná e Paranapanema, habitado por índios kaigang (também denominados coroados) e os seus tradicionais inimigos, os guaranis. Ávidos por novas terras e oportunidades, os colonos deixavam a orla atlântica ou Minas Gerais e Rio de Janeiro, principalmente, e aventuravam para o interior. Assim, a colonização do oeste paulista foi rápida, nascendo as “vilas bocas do sertão”, depois municípios: Botucatu (1855), Lençóes (1865), São Paulo dos Agudos (1898), Espírito Santo da Fortaleza (1887) e Bauru (1896, com a transferência da sede de Fortaleza).
Com base em documento enviado ao governo da Capitania de São Paulo, narra João Francisco Tidei de Lima que “o capitão Bartolomeu Paes de Abreu, grande proprietário de Terras e interessado no comércio do gado, reivindicava a exploração do porto mais conveniente para se fazer caminho para as minas de Cuiabá. A descrição do roteiro, indicando a passagem para a Serra de Ibicatu (Botucatu) e o acesso ao rio Grande transpondo o vale do Feio-Aguapeí, delineia no sentido Noroeste-Sudeste e testemunha o trânsito da expedição pela futura região de Bauru”.
Numa “Edição Histórica de Bauru”, está anotado que em 1750 o bandeirante Manoel Lopes tentou estabelecer-se nesta região, com lavoura que abastecesse as monções do Rio Tietê, mas os silvícolas não deixaram o negócio prosperar. Mais tarde “em 1834, aparece a figura solitária de Pedro Nardes Ribeiro, dono das terras das margens do Ribeirão Grande, nas cercanias de Aimorés e Guainás”. Na mesma Edição, vindos de Botucatu, Pedro Francisco Pinto, estabeleceu na bacia do Rio Batalha, mas foi morto pelos índios e Sebastião Pereira que, partindo da foz do Ribeirão Bauru, teria achado terras férteis, iniciando uma lavoura em área próxima ao ribeirão da Água Parada, deferindo mais tarde a posse das terras a Mariano José da Costa e João Batista Monteiro.
Bauru é sede de Microrregião e a maior cidade do centro-oeste paulista e conta atualmente com 379.146 habitantes.
PARABÉNS BAURU PELOS SEUS 129 ANOS
Fonte: História dos Municípios
Foto: G1; Youtube; JCNET; Tripadvisor; Refúgios do Interior
Redação Regional Rádio Cidade FM