por Alessandro Dias
Da redação Tupã, SP- Autoridades dos Estados Unidos pediram oficialmente ao governo brasileiro que o Primeiro Comando da Capital (PCC) e o Comando Vermelho (CV) sejam classificados como organizações terroristas. A solicitação foi feita durante reunião com técnicos do Ministério da Justiça e Segurança Pública nesta semana, como parte de uma série de encontros com representantes da gestão Lula.
Segundo fontes da CNN, os norte-americanos argumentam que a designação permitiria a aplicação de sanções mais severas e maior cooperação internacional no combate às facções. Atualmente, no Brasil, a legislação antiterrorismo não contempla grupos ligados ao tráfico como terroristas, mas sim como organizações criminosas.
Para especialistas, como o professor Vitelio Brustolin, a preocupação dos EUA se deve à atuação internacional das facções brasileiras, que já mantêm conexões com cartéis no México e nos próprios Estados Unidos. Além disso, segundo ele, ações violentas promovidas por esses grupos se encaixariam na definição americana de terrorismo.
A medida faz parte de uma estratégia mais ampla do ex-presidente Donald Trump de tratar o crime organizado latino-americano como ameaça terrorista, buscando maior controle sobre suas atividades no território norte-americano.
Fonte: CNN Brasil; Gazeta do Povo; Metrópoles; BBC
Foto: Reprodução
Para Central Cidade de Jornalismo – Repórter Alessandro Dias
Redação Regional Rádio Cidade FM