por Alessandro Dias
Da redação Tupã, SP- Um terremoto de magnitude 8,8 atingiu a Península de Kamtchatka, no leste da Rússia, na manhã desta quarta-feira (30), provocando um tsunami que também alcançou o Japão e o estado do Havaí, nos Estados Unidos. Ondas perigosas e destrutivas motivaram alertas em diversos países banhados pelo Oceano Pacífico.
De acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), o epicentro foi registrado a 125 km de Petropavlovsk-Kamchatsky, a 19,3 km de profundidade, o que favoreceu a formação de ondas marítimas extremas. Ondas de até 4 metros foram observadas na costa russa, levando à evacuação de áreas residenciais. Feridos leves foram reportados, incluindo em um aeroporto.
No Havaí, o tsunami atingiu a costa durante a madrugada. Voos foram cancelados em Maui e o comércio foi suspenso. Já no Japão, ondas inferiores a 1 metro foram registradas no norte do país, mas o governo prevê marés de até 3 metros e emitiu alerta emergencial.
O Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico (PTWC) também emitiu avisos para a costa oeste das Américas, incluindo Estados Unidos, México, Chile e Equador. Nesses locais, o risco é considerado menor. As autoridades seguem monitorando a situação.
Fonte: G1; CNN Brasil; Uol
Foto: Reprodução
Para Central Cidade de Jornalismo – Repórter Alessandro Dias
Redação Regional Rádio Cidade FM