por Alessandro Dias
Da redação Tupã, SP- A indústria paranaense BrasPine, especializada em produtos à base de madeira, anunciou nesta terça-feira (22) a ampliação das férias coletivas para 1.500 funcionários – o equivalente a 60% do seu quadro de pessoal. A medida foi motivada pela nova tarifa de 50% imposta pelo governo dos Estados Unidos sobre produtos brasileiros, em vigor a partir de 1º de agosto.
Inicialmente, 700 colaboradores da unidade de Jaguariaíva seriam afastados por 30 dias. Com a nova decisão, mais 800 trabalhadores serão incluídos, sendo 50 de Jaguariaíva e 750 da planta de Telêmaco Borba, ambas nos Campos Gerais do Paraná.
A empresa dividirá os trabalhadores em duas turmas: a primeira sairá em férias na segunda-feira (28) e a segunda a partir de 4 de agosto. Segundo a BrasPine, a medida é consequência direta da perda de competitividade frente a países cujos produtos continuam sendo taxados com tarifas inferiores, entre 10% e 20%.
Atualmente, a BrasPine emprega cerca de 2.500 pessoas em suas unidades industriais e escritórios em Curitiba e Porto Alegre.
Fonte: G1; Canal Rural; Exame
Foto: Reprodução
Para Central Cidade de Jornalismo – Repórter Alessandro Dias
Redação Regional Rádio Cidade FM