por Alessandro Dias
Araçatuba, SP- Após enfrentar ao menos três ondas de frio nos últimos dois meses, Araçatuba e cidades vizinhas da região noroeste paulista se preparam para uma mudança significativa no tempo. A partir da próxima semana, a previsão aponta para uma elevação nas temperaturas, tanto mínimas quanto máximas, conforme dados do IPMet (Instituto de Pesquisas Meteorológicas) da Unesp de Bauru.
A partir de segunda-feira, 14, os termômetros começam a subir gradualmente. As mínimas, que nesta semana chegaram a 11ºC, devem alcançar 16ºC, enquanto as máximas podem atingir 32ºC na quarta-feira, 16.
Porém, o maior alerta vem da umidade do ar. Os índices devem cair drasticamente, podendo chegar a apenas 19% durante o pico do calor, situação que é considerada estado de alerta pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Diante dessa previsão, especialistas orientam a população a redobrar os cuidados com a saúde. Recomenda-se o aumento da ingestão de líquidos, evitar atividades físicas ao ar livre entre 10h e 16h, utilizar umidificadores ou toalhas molhadas nos ambientes e manter a hidratação da pele e das vias respiratórias.
Ainda segundo o IPMet, não há previsão de chuvas para os próximos sete dias, o que deve agravar a sensação de calor e o desconforto gerado pela baixa umidade.
Fonte: IPMet; Folha da Região
Para Central Cidade de Jornalismo – Repórter Alessandro Dias
Redação Regional Rádio Cidade FM