por Edvaldo Santos
Tupã, SP- A empresa Rumo Malha Paulista, protocolou um pedido de Licença de Instalação junto ao Ibama para a reativação do ramal ferroviário que liga Tupã a Panorama, no oeste paulista. O trecho possui 169 quilômetros de extensão e passa por 14 municípios da região.
O pedido é parte do processo de licenciamento ambiental que tramita desde 2017, com acompanhamento de equipes técnicas do Ibama. A reativação do ramal integra o projeto da Rumo para recuperar a malha ferroviária da região e se conecta a outros trechos como o de Bauru a Tupã, atualmente em fase de limpeza e recuperação.
A documentação do pedido, incluindo laudos, relatórios e estudos, está sob sigilo conforme prevê o trâmite ambiental. A análise do Ibama será decisiva para que a empresa obtenha a Licença de Instalação e possa avançar na execução das obras.
O trecho que pode ser reativado abrange os municípios de Tupã, Iacri, Parapuã, Osvaldo Cruz, Inúbia Paulista, Lucélia, Adamantina, Flórida Paulista, Pacaembu, Irapuru, Junqueirópolis, Dracena, Ouro Verde e Panorama.
Para Central Cidade de Jornalismo – Repórter Edvaldo Santos
Redação Regional Rádio Cidade FM