BREVE HISTÓRICO
O Antigo Patrimônio de São Pedro das Antas, depois Distrito Policial de Gralha e atualmente Lucianópolis, surgiu da doa ção de terras feitas por Manoel Moreira da Silva. A escritura de doação foi lavrada no ano de 1862 no cartório da extinta Freguesia de São Domingos, anteriormente conhecida por São João de Domingos e mais primitivamente por Bairro da Forquilha, na época pertencente à Botucatu.
Nas terras doadas levantou-se num plano alto, em 1902, uma cruz e aí rezou o primeiro terço, um camarada do Coronel Virgílio Alves de Oliveira, cujo nome era João Paulo.
Com o passar dos anos, um fazendeiro pioneiro da região de Fernão, chamado coronel Eduardo de Souza Porto, derrubou certa porcentagem de mata ainda dentro da gleba doada, e no terreno limpo, às margens do Córrego da Gralha, transferiu a cruz do primeiro terço realizado, ficando encarregado de cuidar das terras doadas a São Pedro e de zelar pela cruz erigida, Francisco Ribeiro de Oliveira. Em 1915, construiu-se no lugar onde foi erigida a cruz, uma capela de madeira. Construída de maneira simples e rudimentar, nela foi rezada a primeira missa no dia de São Pedro, que se tornou o Santo padroeiro da localidade. Nessa missa, o padre Elizário Paulino Bueno, abençoou a todos desejando sucesso e pujança aquele lugar que começava a aparecer no mapa paulista.
O tempo encarregou-se de trazer para as terras de São Pedro das Antas, pessoas intencionadas em progredir e fazer fortuna. Imigrantes e migrantes coloriram o universo local. Devido à intensificação do povoamento, o governo estadual criou em 1913 o Distrito.
Mas de nada adiantou apelar para a justiça. Em seu parecer, o Procurador Geral da República, Carlos Medeiros da Silva contentou-se com os documentos confeccionados por Jacintho Canedo. Dentre estes documentos, o que mais foi apreciado foi um plebiscito, astutamente realizado pelo nobre cartorário. Na conclusão de seu parecer, o Procurador Geral da República disse: “…a representação de Duartina é improcedente.” Venceu Jacintho Canedo Venceu o povo de Gralha. E sob a Lei nº 2456 de 30 de dezembro de 1953, estava criado mais um município paulista, com a denominação de Lucianópolis. Ficou feliz o deputado Luciano Nogueira Filho, em ver seu nome no alvorecer de um lugar que segundo ele “… tem tudo para se tornar um paraíso.”
Lucianópolis possui 2.372 habitantes e fica localizado na Microrregião de Jaú
PARABÉNS LUCIANÓPOLIS PELOS SEUS 72 ANOS.
Fonte: Prefeitura
Foto: Youtube; Câmara
Redação Regional Rádio Cidade FM