Gabriel Monteiro, SP- A tradicional Festa de São Pedro, padroeiro de Gabriel Monteiro, nasceu da fé e da união das famílias fundadoras do município. O evento teve início com uma pequena procissão organizada por cerca de trinta moradores da então Vila de Nova Olímpia, que ergueram uma cruz em um ponto alto da comunidade, onde futuramente seria construída a capela.
Em 1943, foi inaugurada a primeira capela, com oito por doze metros, e a celebração passou a contar com missas, procissões e confraternizações populares. Inicialmente, os moradores celebravam com frangos assados, doces e pipoca. Com o tempo, a festa passou a incluir leilões no coreto de madeira e apresentações de bandas e alto-falantes com recados e pedidos musicais.
A evolução da vila em município impulsionou também o crescimento da festa, que a partir de 1997 adotou o bingo como forma principal de arrecadação. Hoje, são cinco dias de festividades na semana do dia 29 de junho, com shows gratuitos, atrações culturais e gastronômicas.
A Festa de São Pedro chega à sua 78ª edição em 2025 e é considerada uma das maiores do Oeste Paulista, recebendo cerca de 16 mil visitantes por ano. Há estudos para incluir o evento no Calendário Turístico do Estado de São Paulo, reconhecimento merecido pela sua relevância cultural e histórica.
Prefeitura Municipal de Gabriel Monteiro
Redação Regional Rádio Cidade FM