por Alessandro Dias
Bauru, SP- Um jovem de 22 anos foi baleado após invadir uma base da Polícia Militar em Bauru (SP) com um simulacro de arma de fogo, na manhã deste domingo (22). De acordo com o boletim de ocorrência, o rapaz escolheu o próprio aniversário para cometer o ato e enviou uma mensagem de despedida à ex-namorada, afirmando que queria “ser reconhecido mundialmente”.
Segundo o relato da ex-companheira à polícia, o jovem também enviou uma foto da base momentos antes da invasão e participava de grupos com conteúdos de terrorismo em redes sociais. Ela informou ainda que o relacionamento havia terminado após ele receber o diagnóstico de psicopatia. Natural de Alagoas, o rapaz havia se mudado para Bauru para morar com a ex, que o orientou a retornar ao estado natal após a separação.
Com o rosto coberto por uma balaclava e empunhando uma arma falsa, o jovem chegou ao local de moto. Uma policial que estava na base conseguiu pedir reforço e a ação foi rapidamente contida. A polícia informou que foram efetuados 32 disparos, dos quais 12 atingiram o invasor; sendo três no braço esquerdo, dois no braço direito, dois na perna esquerda, dois na perna direita e outros no tórax. Disparos também danificaram viaturas da própria PM.
Testemunhas relataram momentos de pânico. O frentista Ângelo da Silva, que estava em um posto de combustíveis em frente à base, disse que o rapaz parecia estar confuso e não reagiu após os primeiros tiros. O aposentado José Pereira afirmou que ficou assustado com os disparos e viu o jovem “se aproximando e se afastando da base, como se simulasse um ataque”.
O rapaz foi socorrido com ferimentos graves e encaminhado ao Pronto-Socorro Central, sendo posteriormente transferido para o Hospital de Base de Bauru. Segundo o boletim, ele é paciente do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) e tem diagnóstico de esquizofrenia e transtorno de ansiedade generalizada.
Em nota, a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo informou que o caso foi registrado como ameaça, legítima defesa e lesão corporal decorrente de intervenção policial pela Polícia Seccional de Bauru. A perícia técnica foi acionada para apurar os detalhes do ocorrido.
Fonte: Polícia Militar;G1
Foto: Reprodução Redes Sociais