
por Alessandro Dias
Jaboticabal, SP- A Secretaria Municipal de Saúde de Jaboticabal, confirmou um caso de gripe aviária (Influenza Aviária de Alta Patogenicidade – APP) em ave silvestre no município. Segundo o órgão, o caso foi identificado em uma marreca-cabocla (Dendrocygna autumnalis) que foi deixada nas dependências da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (Unesp) da cidade na última segunda-feira (16).
O animal foi encaminhado para o setor de Patologia de animais selvagens e amostras foram colhidas, sob responsabilidade do serviço veterinário oficial da Coordenadoria de defesa Agropecuária e encaminhadas ao Laboratório Federal de Defesa Agropecuária (LFDA – Campinas/SP).
Em nota, a Defesa Agropecuária do Estado informou ainda que não existem estabelecimentos avícolas comerciais no raio de 10 quilômetros da ocorrência do foco e que já estão sendo, desde o dia 18, realizadas ações de vigilância epidemiológica na área procurando identificar a possível ocorrência de mortalidade em aves e ou existência de sintomatologia compatível à Influenza Aviária a partir de ações de educação sanitária visando também a instrução em relação à doença aos moradores locais.
Ainda de acordo com o órgão, é importante frisar que o foco de IAAP em ave silvestre, não ocorrem embargos nas exportações de carnes e ovos, e o status sanitário de São Paulo não é alterado pela Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA).
Nesta segunda-feira (23), o Ministério da Agricultura investiga 12 casos supeitos de gripe aviária no Brasil e já confirmou, desde 2023, 175 casos. Apenas um foi detectado em uma granja comercial.
Fonte: Agro Band
Foto: Reprodução UFRS
Para Central Cidade de Jornalismo – Repórter Alessandro Dias
Redação Regional Rádio Cidade FM









