por Alessandro Dias
Da redação Tupã, SP- O Sindicato Nacional de Aposentados, Pensionistas e Idosos (Sindnapi), investigado por suspeita de fraude em descontos indevidos sobre aposentadorias, tentou ampliar a possibilidade de cobrança de mensalidades diretamente na folha de pagamento de beneficiários do INSS, incluindo até pessoas que recebem o Bolsa Família e o BPC (Benefício de Prestação Continuada).
O pedido foi feito em 30 de janeiro de 2023 pelo então presidente do sindicato, João Batista Inocentini, em ofício enviado ao então ministro da Previdência, Carlos Lupi. O documento solicitava a flexibilização das regras para permitir os descontos em programas assistenciais, algo hoje proibido por lei.
Apesar da tentativa, o pleito não avançou. Inocentini faleceu em agosto de 2023. Atualmente, o Sindnapi é comandado por Milton Cavalo e tem entre seus dirigentes Frei Chico, irmão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que assumiu a vice-presidência da entidade em 2024.
O sindicato afirma que o pedido enviado no início do governo Lula não tem relação com o aumento expressivo de descontos associativos observados posteriormente e que são alvo de investigação da Polícia Federal.
Fonte: Metropoles; Tv Cultura; Band
Foto: Reprodução
Para Central Cidade de Jornalismo – Repórter Alessandro Dias
Redação Regional Rádio Cidade FM