por Alessandro Dias
Da Redação Tupã, SP- O Brasil se autodeclarou, nesta quarta-feira (18), livre da influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP), após comunicar oficialmente à Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) o fim do período de “vazio sanitário”. A medida segue protocolos internacionais e ocorre um mês após a erradicação do único foco registrado em granja comercial, no município de Montenegro (RS).
Durante esse tempo, a granja ficou inativa para garantir a eliminação do vírus. A autodeclaração, no entanto, não reverte automaticamente os embargos impostos por mais de 40 países às exportações brasileiras de produtos avícolas. Cada nação tomará decisões com base em seus próprios protocolos e acordos comerciais com o Brasil.
Apesar disso, o Ministério da Agricultura e Pecuária afirma que o país cumpriu todas as exigências sanitárias e já começou a notificar diretamente os parceiros comerciais, buscando a retomada gradual das exportações.
“Não se comemora uma crise, mas é preciso reconhecer a robustez do nosso sistema sanitário”, afirmou o ministro Carlos Fávaro. O Japão, único país a aplicar um embargo regional, recentemente ampliou a restrição para municípios de Mato Grosso e Goiás, após registros em aves domésticas, sem relação com a produção comercial.
A China, maior importadora de frango brasileiro, e a União Europeia ainda mantêm embargos nacionais. O Brasil negocia com ambos a flexibilização das medidas, destacando que apenas uma região teve ocorrência em granja comercial.
Fonte: Folhapress
Para Central Cidade de Jornalismo – Repórter Alessandro Dias
Redação Regional Rádio Cidade FM