por Alessandro Dias
Marília, SP- Os comerciantes de Marília têm até o dia 15 de julho para se adequarem à Lei Municipal nº 9.046/2023, que proíbe o uso de sacolas plásticas não reutilizáveis em estabelecimentos da cidade. A nova norma autoriza apenas o uso de sacolas recicláveis, retornáveis ou reutilizáveis, como forma de reduzir o impacto ambiental causado pelo descarte de plásticos convencionais.
O tema foi debatido em audiência pública realizada na Câmara Municipal no último dia 27 de maio, com participação de representantes de órgãos públicos e entidades comerciais. A fiscalização será realizada por agentes municipais, e a lei prevê multa de R$ 1 mil em caso de descumprimento, conforme estabelecido no artigo 6º.
O presidente da Associação Comercial e de Inovação de Marília (Acim), Carlos Francisco Bitencourt Jorge, orienta os comerciantes a se prepararem com antecedência e destaca a importância ambiental da medida. Ele afirma que as sacolas convencionais são altamente prejudiciais à natureza e que a lei representa um avanço para a sustentabilidade no município.
Fonte: G1
Para Central Cidade de Jornalismo – Repórter Alessandro Dias
Redação Regional Rádio Cidade FM