por Alessandro Dias
Araçatuba, SP- As denúncias de trabalho infantil nas regiões de Araçatuba e São José do Rio Preto tiveram um aumento preocupante em 2025, segundo dados divulgados pelo Ministério Público do Trabalho (MPT). O salto mais expressivo ocorreu em Araçatuba, que passou de uma denúncia entre janeiro e maio de 2024 para sete no mesmo período deste ano — um crescimento de 700%.
Já em São José do Rio Preto, as denúncias subiram de 13 para 16 no comparativo anual, representando aumento de 23%. Os dados foram apresentados durante o mês de junho, que marca a campanha nacional e mundial de combate ao trabalho infantil.
Em todo o estado de São Paulo, 599 municípios do interior e do litoral norte registraram alta de 30% nas denúncias em 2025. O MPT alerta que os números evidenciam a urgência de intensificar ações de prevenção, fiscalização e conscientização sobre os prejuízos do trabalho precoce na infância e adolescência.
A campanha tem como foco mobilizar sociedade, governos e instituições para o enfrentamento desse problema, que compromete o desenvolvimento físico, emocional e educacional de milhares de crianças e adolescentes brasileiros.
Fonte: Folha da Região
Foto: Reprodução
Para Central Cidade de Jornalismo – Repórter Alessandro Dias
Repórter Alessandro Dias
Redação Regional Rádio Cidade FM