BREVE HISTÓRICO
O município e Macatuba é originado do povoado de Santo Antônio do Tanquinho, criado por volta de 1900, quando pequenos lavradores fixaram suas residências umas próximas às outras. O nome do povoado é uma homenagem ao santo de maior devoção dos primeiros habitantes e faz alusão aos vários tanques que existiam no povoado.
Durante as edificações da época, reservaram o centro do povoado para as corridas de cavalos e, nas proximidades, surgiram pequenos prédios comerciais. A pista de corrida localizava-se próxima da atual Rua São Paulo.
Com o aumento das famílias que fixaram residência naquele povoado, em 1912 foi elevado à condição de Distrito de Paz – pertencente a Ubirama, através de Lei Estadual nº 1337, de 7 de dezembro daquele ano, recebendo o nome de Bocayuva, em homenagem ao Senador Quintino Bocayuva.
A Lei Estadual nº 1975, de 1º de outubro de 1924 com o desmembramento de terras de Ubirama, atual Lençóis Paulista; com a denominação de Bocaiúva elevou o então distrito a município. Contudo a sua instalação ocorreu somente em 1º de fevereiro de 1925, sendo esta a data de sua emancipação política.
A denominação Macatuba, de origem indígena, foi instituída anos mais tarde pelo Decreto-Lei Estadual nº 14334, de 30 de novembro de 1944. Em tupi-guarani, macatuba significa abundância de macás, uma espécie de palmeira nativa da região.
Macatuba possui 16.829 habitantes e fica localizado na Microrregião de Jaú
PARABÉNS MACATUBA PELOS SEUS 125 ANOS
Fonte: Prefeitura
Foto: Reprodução Youtube; Alesp; Prefeitura; G1
Redação Regional Rádio Cidade FM