BREVE HISTÓRICO
História de Coroados: da fundação à emancipação
O povoado de Coroados foi fundado em 1921 por Roberto Clark, o primeiro diretor da Companhia de Terras, Madeiras e Colonização. A região foi inicialmente povoada por colonos oriundos de outras áreas do Estado, especialmente da antiga fazenda conhecida como Zona Velha. Com algumas economias acumuladas, esses colonos adquiriram terras próprias e se dedicaram à agricultura, praticando também, em menor escala, a pecuária.
Durante os primeiros anos, a economia local se sustentava principalmente no cultivo do café. No entanto, com a forte queda no preço do produto em 1930, muitos agricultores passaram a converter as lavouras em pastagens, promovendo a pecuária a principal atividade econômica da região. A maioria dos habitantes de Coroados tem origens europeias, como italianos, portugueses e espanhóis, com miscigenação indígena.
Em 1925, Coroados foi elevado à categoria de Distrito de Paz, pertencente ao município de Birigui. A emancipação político-administrativa ocorreu em 28 de dezembro de 1928.
Ao longo das décadas seguintes, diversos distritos foram incorporados ao município, como Lauro Penteado (1937), Brejo Alegre e Clementina (ambos em 1944). Posteriormente, ocorreram os desmembramentos: Lauro Penteado foi extinto em 1944, Clementina tornou-se município em dezembro de 1953 e Brejo Alegre em 30 de dezembro de 1993.
Coroados possui atualmente 5.400 habitantes e fica localizado na Microrregião de Birigui
PARABÉNS COROADOS PELOS SEUS 96 ANOS
Fonte: Prefeitura
Foto: Reprodução; Youtube; Refúgios do Interior
Rádio Cidade FM