por Alessandro Dias
Araçatuba, SP- O GSH Banco de Sangue de Araçatuba emitiu um alerta sobre a situação crítica dos estoques e reforçou a importância da doação voluntária durante a campanha Junho Vermelho. A queda nas doações, agravada pelas baixas temperaturas e aumento de doenças sazonais, acende um sinal de urgência para suprir a demanda hospitalar da região.
Com o slogan “No ritmo da vida – doe sangue, espalhe energia”, a campanha deste ano busca sensibilizar a população e estimular um gesto que pode salvar até quatro vidas. Apesar de o Brasil ter 1,4% da população como doadora regular, o índice ainda é insuficiente para atender a crescente necessidade por transfusões em cirurgias, emergências e tratamentos de doenças crônicas.
As doações podem ser feitas no GSH Banco de Sangue, na rua Gaspar de Lemos, 2 – Jardim Alvorada, anexo ao Hospital Unimed. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, e aos sábados, das 7h às 16h. A unidade pede que os doadores compartilhem a mensagem com amigos e familiares para ampliar o alcance da campanha e aumentar os estoques.
Entre os requisitos para doar estão: ter entre 16 e 69 anos (com autorização para menores), pesar no mínimo 50 kg, estar em boas condições de saúde, não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas e não estar em jejum. Pessoas que tiveram gripe recentemente devem aguardar sete dias após o desaparecimento dos sintomas.
Fonte: Portal Cidade de Birigui
Foto: Reprodução
Para Central Cidade de Jornalismo – Repórter Alessandro Dias
Redação Regional Rádio Cidade FM