por Alessandro Dias
Da redação Tupã, SP- As exportações brasileiras de carne de frango registraram queda de 12,9% em maio de 2025, reflexo do caso confirmado de gripe aviária de alta patogenicidade no Rio Grande do Sul. A confirmação levou 24 países a suspenderem temporariamente as importações do produto brasileiro e outros 18 impuseram restrições aos embarques originados do estado gaúcho.
Apesar da retração nas vendas externas, o preço do frango não caiu para o consumidor final. Frigoríficos reduziram em cerca de 10% o valor pago aos produtores, mas os custos de produção subiram devido à adoção de novas normas sanitárias nas granjas. Além disso, a rápida adequação da produção e a especulação de mercado impediram que a maior oferta no mercado interno se traduzisse em redução no varejo.
Segundo a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), o Brasil exportou 393,4 mil toneladas de carne de frango em maio, contra 451,6 mil no mesmo mês de 2024. No acumulado do ano, as exportações somam 2,256 milhões de toneladas, crescimento de 4,8% em relação ao mesmo período do ano passado. A China continua sendo o principal destino do frango brasileiro, apesar de ter reduzido suas compras em 28%. Já a União Europeia aumentou as importações em 46,2%, mesmo com a suspensão aplicada na segunda quinzena do mês.
Fonte: ABPA/Agro Band
Foto: Reprodução
Para Central Cidade de Jornalismo – Repórter Alessandro Dias
Redação Regional Rádio Cidade FM