BREVE HISTÓRICO
Fernandópolis foi fundada em 22 de maio de 1939 (70 anos), sua padroeira é Santa Rita de Cássia e o fundador Joaquim Antônio Pereira.
A criação de gado em Minas Gerais e no sul de Mato Grosso forçou o estabelecimento de uma rota de ligação entre Sant’Ana do Paranaíba e a região em desbravamento no interior do Estado de São Paulo: a Estrada Boiadeira. Atravessando o rio Paraná, a Estrada Boiadeira ligava o atual Mato Grosso do Sul à região noroeste do estado de São Paulo e, orientando-se pelo curso do rio São José dos Dourados, servia para conduzir as tropas e o gado a São José do Rio Preto, e daí alcançar Barretos, forte entreposto de comercialização, reduzindo o trajeto até então utilizado via Uberaba.
Em 1938, Carlos Barozzi fundou o patrimônio que levou seu nome, mais tarde denominado Brasilândia. Próximo a este núcleo, Joaquim Antônio Pereira determinou o levantamento topográfico de uma área destinada à implantação do patrimônio Vila Pereira, tendo aí erguido um cruzeiro em 1939 e construído uma capela, mais tarde demolida para construção da Igreja matriz.
As duas vilas disputavam a liderança no progresso e, quando em 1943, receberam a visita de Fernando Costa, então Interventor Federal do Estado de São Paulo, por sugestão deste, os fundadores uniram as vilas, dando origem a Fernandópolis, cujo nome foi escolhido em homenagem ao Interventor.
Fernandópolis possui 71.186 habitantes sendo sede de Microrregião composta por 12 municípios.
PARABÉNS FERNANDÓPOLIS PELOS SEUS 85 ANOS.
Fonte: Prefeitura
Foto: Youtube, Prefeitura; Alesp; Jornal Cidadão e Cultura
Rádio Cidade FM