por Alessandro Dias
São Paulo, SP- O deputado estadual Eduardo Suplicy (PT) e a vereadora Luna Zarattini (PT) solicitaram ao Ministério Público de São Paulo a apuração do paradeiro de usuários de drogas que frequentavam a região da Cracolândia, no centro da capital paulista. O pedido ocorre após o súbito esvaziamento da área, fato que tem causado preocupação e gerado denúncias sobre possíveis violações de direitos humanos.
Segundo os parlamentares, há indícios de um processo de “higienização social”, com relatos de remoções forçadas de pessoas em situação de vulnerabilidade. A petição enviada ao MP aponta a existência de denúncias sistemáticas sobre o transporte de dependentes químicos, por meio de vans, para bairros periféricos ou até mesmo outros municípios da Grande São Paulo, como Guarulhos.
Suplicy e Luna pedem que o Ministério Público investigue se houve abusos por parte de agentes públicos e exigem transparência nas ações de acolhimento e políticas públicas voltadas à população em situação de rua e dependência química. A ação tem gerado polêmica, dado aos inúmeros outros problemas na cidade de São Paulo e que segundo a população, não tem o mesmo empenho por parte dos parlamentares.
Fonte: Agência Brasil
Foto: Reprodução
Para Central Cidade de Jornalismo – Repórter Alessandro Dias
Rádio Cidade FM