por Alessandro Dias
São José do Rio Preto, SP- O Papa Leão XIV anunciou nesta quinta-feira (22) a elevação da Diocese de São José do Rio Preto ao status de Arquidiocese, em sua primeira decisão de reestruturação eclesiástica desde o início do pontificado. A informação foi divulgada pelo site oficial do Vaticano.
Com a mudança, a nova Arquidiocese Metropolitana de São José do Rio Preto passa a ter sob sua jurisdição as dioceses de Barretos, Catanduva, Jales e Votuporanga, todas no interior de São Paulo. O bispo diocesano, Dom Antônio Emílio Vilar, foi nomeado o primeiro arcebispo da nova configuração.
Dom Vilar receberá oficialmente o pálio, símbolo de sua missão como arcebispo, no próximo dia 29 de julho, durante missa presidida pelo Papa Leão XIV na Basílica de São Pedro, no Vaticano. A imposição do pálio será feita posteriormente pelo arcebispo de Ribeirão Preto, Dom Moacir Silva, em rito tradicional da Igreja Católica.
A Arquidiocese de São José do Rio Preto foi desmembrada da Província Eclesiástica de Ribeirão Preto, marcando uma nova fase para a Igreja Católica no Noroeste Paulista.
Fonte: Folha da Região
Foto: Reprodução
Para Central Cidade de Jornalismo – Repórter Alessandro Dias
Rádio Cidade FM