por Alessandro Dias
Da redação Tupã, SP- A ex-presidente Dilma Rousseff (PT) foi oficialmente reconhecida como anistiada política pela Comissão de Anistia do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania nesta quinta-feira (22). Ela receberá uma indenização de R$ 100 mil pelas violações que sofreu durante a ditadura militar (1964-1985).
A decisão foi anunciada em sessão realizada em Brasília. A presidente da comissão, Ana Maria Lima de Oliveira, pediu desculpas, em nome do Estado brasileiro, “por todas as atrocidades” cometidas contra Dilma, sua família e companheiros de militância. A ex-presidente não participou do evento por estar em viagem oficial na China, onde atua como presidente do Novo Banco de Desenvolvimento (Banco do Brics).
Segundo o relatório apresentado pelo conselheiro Rodrigo Lentz, Dilma teve uma atuação destacada na resistência ao regime militar, engajada na defesa da democracia e dos direitos sociais, o que motivou sua prisão e tortura nos anos 1970. A indenização será paga em parcela única.
Fonte; Metrópoles; CNN Brasil; Terra; Poder 360; Uol; G1; Veja
Foto; Reprodução
Para Central Cidade de Jornalismo – Repórter Alessandro Dias
Rádio Cidade FM