por Alessandro Dias
Penápolis, SP- Um caso de injúria racial foi registrado em uma escola estadual de Penápolis após um aluno de 15 anos ofender uma professora de educação física com termos racistas. O episódio ocorreu no último dia 12 de maio, mas o boletim de ocorrência foi registrado no sábado (17), conforme divulgado.
Segundo o relato, durante a aula, a docente flagrou o estudante utilizando o celular, o que é proibido pela legislação estadual e federal. Após pedir o aparelho, que foi entregue à vice-diretora da escola, a professora foi abordada no corredor pelo aluno, que a seguiu e afirmou em voz alta: “é preta, macaca, pegou o celular”.
Conduzido à direção, o adolescente alegou que a fala teria sido direcionada a uma colega de classe, e não à professora. Ele pediu desculpas à vítima, mas a docente optou por registrar a ocorrência por injúria racial. O caso também foi incluído na Placon (Plataforma Conviva) da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo.
Em nota, a Seduc-SP lamentou o ocorrido, informou que os responsáveis pelo aluno foram convocados e que ele foi suspenso das atividades presenciais por três dias. A pasta também destacou que ações de prevenção e combate ao racismo e à violência escolar foram promovidas durante a semana por meio do programa Conviva-SP, com apoio do grêmio estudantil.
A Polícia Civil investiga o caso.
Fonte: Folha da Região
Para Central Cidade de Jornalismo – Repórter Alessandro Dias
Rádio Cidade FM