por Alessandro Dias
Presidente Prudente, SP- O Hemocentro da Santa Casa de Presidente Prudente está com os estoques de sangue em níveis críticos, especialmente dos tipos negativos, e pede com urgência a colaboração da população. A unidade atende 45 municípios da região e precisa de pelo menos 50 a 60 doadores por dia para suprir a demanda.
Segundo Zenaide Brito Bonfim Correia Martins, agente de captação, a situação é preocupante e a necessidade por doações é constante. Todos os tipos sanguíneos são importantes, mas a escassez maior é dos doadores com tipagem negativa.
Para doar, é necessário estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 kg e, no caso de menores de idade, estar acompanhado por um responsável. Há restrições temporárias e definitivas, como para pessoas com doenças infecciosas ou que tenham feito procedimentos recentes como tatuagens, cirurgias ou endoscopias.
O Hemocentro fica na Rua Wenceslau Braz, nº 5, com entrada pela Avenida Coronel José Soares Marcondes, na Vila Euclides. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h (exceto quarta, das 8h às 17h), e aos sábados, das 7h às 11h. Informações podem ser obtidas pelos telefones (18) 3223-3511 e (18) 3223-4490.
Fonte: G1
Para Central Cidade de Jornalismo – Repórter Alessandro Dias
Rádio Cidade FM