por Alessandro Dias
Da redação Tupã, SP- Uruguai e Chile suspenderam neste sábado (17) as compras de carne de frango do Brasil após a confirmação do primeiro caso de gripe aviária de alta patogenicidade em uma criação comercial no município de Montenegro, no Rio Grande do Sul. México, China, União Europeia e Argentina já haviam adotado medidas semelhantes nos últimos dias.
As suspensões seguem protocolos sanitários internacionais e são temporárias, sem data definida para retomada. A China e a União Europeia decidiram interromper as compras em todo o território brasileiro, enquanto Chile, Uruguai e México adotaram a medida de forma preventiva. A Argentina condicionou a retomada à comprovação da erradicação do foco.
O Ministério da Agricultura afirmou que iniciou ações emergenciais conforme o Plano Nacional de Contingência, incluindo o abate sanitário das aves infectadas, eliminação de ovos, rastreamento e barreiras sanitárias. Também foi decretado estado de emergência zoossanitária por 60 dias em todo o país.
A suspensão das exportações representa um prejuízo significativo à avicultura brasileira. Segundo a Associação Brasileira de Proteína Animal, apenas em abril, os embarques para os seis países totalizaram mais de US$ 235 milhões. A expectativa é de que a rápida resposta contribua para a retomada da confiança internacional.
Fonte: SBT News;
Para Central Cidade de Jornalismo – Repórter Alessandro Dias
Rádio Cidade FM