por Alessandro Dias
Da redação Tupã, SP- A taxa de desemprego subiu em 12 estados brasileiros no primeiro trimestre de 2025, segundo dados divulgados nesta sexta-feira (16) pelo IBGE. A informação faz parte da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD), que indicou aumento da desocupação em estados como Piauí, Amazonas, Pará, Pernambuco, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Paraná. Em outras 15 unidades da federação, o índice se manteve estável em relação ao final de 2024.
As maiores taxas foram registradas em Pernambuco (11,6%), Bahia (10,9%) e Piauí (10,2%). Já os menores índices foram observados em Santa Catarina (3,0%), Rondônia (3,1%) e Mato Grosso (3,5%). A média nacional chegou a 7%, um aumento em comparação aos 6,2% registrados no trimestre anterior, mas ainda a menor taxa para um primeiro trimestre desde 2012.
O levantamento também destacou desigualdades no mercado de trabalho. A taxa de desemprego foi de 5,7% entre os homens e 8,7% entre as mulheres. Entre os brancos, o índice foi de 5,6%, enquanto pretos e pardos registraram 8,4% e 8,0%, respectivamente. Pessoas com ensino médio incompleto enfrentaram a maior taxa de desocupação, com 11,4%.
Fonte: IBGE; G1; O Globo; CNN Brasil; Folha de SP
Para Central Cidade de Jornalismo – Repórter Alessandro Dias
Rádio Cidade FM