De acordo com a lei estadual n.º 14.334, de 30 de novembro de 1.944, Murutinga foi elevada à categoria de Distrito com o nome de Algodoal, posta em execução a partir de 01 de janeiro de 1.945. A troca de nome de Murutinga para Algodoal provocou grande descontentamento na população. Todavia a Estação Ferroviária da NOB ( Noroeste do Brasil ) sempre manteve o nome de Murutinga.
Pela lei estadual n.º 2.456 de 30 de dezembro de 1.953, o Distrito de Algodoal foi elevado à categoria de município com o nome de Murutinga do Sul, cuja instalação se deu a 01 de janeiro de 1.955, tendo como primeiro prefeito, o médico – Dr. Celso Justo.
Murutinga do Sul, como município, foi criado com terras desmembradas dos municípios de Andradina e de Guaraçaí.
Prefeitura Municipal ( Poder Executivo ) foi instalada m 01 de janeiro de 1.955, em prédio não próprio localizado à rua Luiz Calestini n.º 142 e a Câmara Municipal ( Poder Legislativo ) à rua Marechal Deodoro n.º 230, sendo o senhor Clóvis Dias Pereira, de saudosa memória, o primeiro Presidente do Legislativo Municipal.
O município é dotado de terras férteis, próprias para a agricultura: café ( sua principal atividade econômica),seguida da pecuária, cultura do arroz, milho, feijão, amendoim, mandioca, algodão ( donde derivou – se o nome de Algodoal, dado ao Distrito), frutas, avicultura, etc..
O município comemora seu aniversário (data da emancipação político – administrativa no dia 1 de maio, coincidindo com o dia do Trabalho, todavia, por lei, a data verdadeira e correta é 30 de dezembro.
Muritinga do Sul possui 3.737 habitantes e fica localizado na Mircrorregião de Andradina e Mesorregião de Araçatuba.
PARABÉNS MURITINGA DO SUL PELOS SEUS 71 ANOS
Fonte: Prefeitura
Foto: Folha Regional Andradina; Youtube; Prefeitura
RÁDIO CIDADE FM