por Alessandro Dias
Jales, SP- Um vídeo que veio a público nesta quinta-feira (24) mostra um servidor público agredindo uma criança autista dentro de uma escola municipal em Jales, interior de São Paulo. As imagens, que teriam sido gravadas em outubro de 2024, mostram o funcionário repreendendo o aluno de forma violenta após uma crise em que o menino derruba um banco.
A mãe da criança, que possui diagnóstico de autismo nível 2, só tomou conhecimento do episódio no mês seguinte. Desde então, segundo ela, o filho apresenta resistência em frequentar a escola e até mesmo em entrar no prédio da secretaria para buscar as atividades escolares, que agora realiza em casa com apoio psicológico.
O caso está sendo investigado pela Polícia Civil e já motivou a abertura de um processo judicial por responsabilidade civil. A defesa da família informou que todas as providências legais estão em andamento e que busca garantir a proteção integral da criança e o respeito aos seus direitos.
A Prefeitura de Jales confirmou que o servidor foi afastado da escola onde ocorreu a agressão e não atua mais em unidades com contato direto com crianças. Também foi instaurado um processo administrativo, que está em fase final de apuração.
Fonte: Folha da Região
Foto: Reprodução
Para Central Cidade de Jornalismo – Repórter Alessandro Dias
Rádio Cidade FM