por Alessandro Dias
Da redação Tupã, SP- O Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos (Sindnapi), que tem como vice-presidente José Ferreira da Silva, o Frei Chico — irmão do presidente Lula —, foi alvo de busca e apreensão em uma operação deflagrada nesta quarta-feira (23) pela Polícia Federal e pela Controladoria-Geral da União (CGU). A ação investiga um esquema nacional de descontos associativos não autorizados em aposentadorias e pensões.
Segundo a CGU, o valor indevidamente cobrado de aposentados e pensionistas pode chegar a R$ 6,3 bilhões entre 2019 e 2024. O Sindnapi foi descredenciado por ordem judicial. Em nota, o sindicato declarou apoiar as investigações e afirmou que proteger os direitos dos aposentados é uma prioridade.
Frei Chico não é investigado na operaçã. Durante a operação foram cumpridos 211 mandados de busca e apreensão, além de ordens de sequestro de bens que somam mais de R$ 1 bilhão, carros de luxo esportivos, obras de artes entre outros objetos. Também foram realizadas seis prisões temporárias em 14 estados e no Distrito Federal. Seis servidores públicos foram afastados, entre eles o presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, que mais tarde pediu demissão do cargo.
Fonte CNN Brasil; Gazeta do Povo; Estado de São Paulo;
Foto: Reprodução
Para Central Cidade de Jornalismo – Repórter Alessandro Dias
Rádio Cidade FM