Da redação Tupã, SP- O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) registrou alta de 0,56% em março, de acordo com dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Embora o índice tenha desacelerado em relação a fevereiro, quando a inflação foi de 1,31%, o aumento continua sendo puxado principalmente pelos alimentos.
O setor de Alimentação e Bebidas teve a maior variação no mês, com alta de 1,17%, impactando diretamente o orçamento das famílias brasileiras. Em seguida aparecem os grupos de Habitação (0,24%) e Artigos de residência (0,13%).
Entre os itens que mais contribuíram para essa pressão inflacionária estão a manga, que teve aumento expressivo de 25,64%, o tomate, com 22,55%, e o morango, que subiu 17,82%. O ovo também continua em alta, com elevação de 13,13% no mês.
Com o resultado, o IPCA acumula alta de 5,48% nos últimos 12 meses, mantendo-se acima do centro da meta de inflação estipulada pelo governo, porém fora do orçamento da maioria dos brasileiros, cuja a única meta é ter criatividade e fazer muitas contas na hora de fazer as compras do mês.
Fonte: IBGE; Agro Band
Para Central Cidade de Jornalismo – Repórter Alessandro Dias
Rádio Cidade FM