por Alessandro Dias
Osvaldo Cruz, SP- A Vigilância Epidemiológica de Osvaldo Cruz atualizou nesta quarta-feira (9) os dados referentes aos casos de arboviroses no município e confirmou que o número de pessoas infectadas por dengue subiu para 193 desde o início do ano. No último boletim, eram 185 casos.
Ainda de acordo com os dados da VEP, 142 pessoas apresentaram sintomas compatíveis com a doença, mas os exames deram resultado negativo. Outros 52 moradores aguardam os resultados laboratoriais. Não há registro de mortes suspeitas por dengue na cidade.
Além da dengue, a Vigilância também confirmou um caso de Chikungunya no município.
Para conter a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e Chikungunya, é fundamental eliminar qualquer foco de água parada em recipientes como vasos de plantas, pneus, garrafas e piscinas sem manutenção. Objetos sem uso devem ser descartados adequadamente.
Entre os sintomas mais comuns da dengue estão febre alta repentina (entre 39°C e 40°C), dor de cabeça, dores no corpo e nas articulações, fraqueza, dor atrás dos olhos e manchas vermelhas na pele. Ao notar esses sinais, a recomendação é procurar a unidade de saúde mais próxima.
Fonte: Vigilância Epidemiológica
Para Central Cidade de Jornalismo – Repórter Alessandro Dias
Rádio Cidade FM