por Alessandro Dias
Panorama, SP- Os eleitores de Panorama (SP) voltarão às urnas no dia 8 de junho para escolher novos prefeito e vice-prefeito, que deverão comandar o Poder Executivo municipal até o final de 2028. A nova eleição, classificada como suplementar, foi aprovada por unanimidade em sessão plenária do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), realizada nesta quinta-feira (10), por meio da Resolução TRE-SP nº 668/2025.
O pleito será organizado pela 175ª Zona Eleitoral, de Tupi Paulista, e acontecerá das 8h às 17h em seis locais de votação e 39 seções eleitorais. Estão aptos a votar os eleitores com situação regular no cadastro eleitoral e domicílio em Panorama até o dia 8 de janeiro de 2025. O município possui cerca de 10 mil eleitores.
Segundo informações, a eleição foi convocada após a Justiça Eleitoral indeferir o registro de candidatura de Edson de Assis Maldonado (Progressistas), conhecido como Ito, eleito em 2024 com 2.787 votos (35,63%). A decisão foi motivada por sua inelegibilidade decorrente de condenação por falso testemunho. Embora a pena tenha sido extinta em 2021, o político permanece inelegível pelo período de oito anos, conforme a Lei da Ficha Limpa.
O indeferimento foi mantido pelo TRE-SP e, posteriormente, confirmado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que negou provimento ao recurso de Edson, por unanimidade, seguindo o voto da relatora, ministra Isabel Galotti.
Atualmente, o presidente da Câmara Municipal, vereador Daniel Genova (PSB), responde interinamente pelo comando da Prefeitura.
Fonte: TRE-SP; G1
Para Central Cidade de Jornalismo – Repórter Alessandro Dias
Rádio Cidade FM