por Alessandro Dias
Araçatuba, SP- A Região Administrativa de Araçatuba registrou uma das piores performances econômicas do Estado de São Paulo em 2024, conforme dados divulgados nesta quarta-feira (9) pela Fundação Seade. O crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) da região foi de apenas 0,7% no acumulado do ano, bem abaixo da média estadual, que ficou em 3,4%.
No ranking das 20 regiões analisadas, Araçatuba ficou entre as três últimas colocadas, à frente apenas de Marília, que teve retração de 0,7%, e de Registro, com queda de 3,3%. Em contrapartida, as regiões de Ribeirão Preto (5,1%), o município de São Paulo (5,0%) e o ABCD (4,9%) lideraram o crescimento no Estado.
Além do desempenho abaixo da média, Araçatuba representa apenas 1,1% do PIB estadual, uma das menores participações entre as regiões paulistas. Os números evidenciam a necessidade de medidas públicas que estimulem o desenvolvimento regional e valorizem as potencialidades econômicas locais.
No cenário estadual, o PIB de São Paulo foi impulsionado principalmente pelo dinamismo das regiões metropolitanas e grandes centros econômicos. A capital paulista teve alta de 5,0%, respondendo por 32% do total produzido no Estado em 2024.
Fonte: Fundação Seade; Folha da Região
Foto: Reprodução
Para Central Cidade de Jornalismo – Repórter Alessandro Dias
Rádio Cidade FM