Breve Histórico
Em maio de 1938, Joaquim Ferreira Gandra, procurador de Heitor Ferreira Gandra, tomou a iniciativa de desmembrar a Fazenda Paiquerê, esta desmembrada da Fazenda Guatuporanga, um lote de terra com a área de 58 alqueires, compreendido entre os Rios Caingangs, Aguapeí ou Rio Feio e o Rio Tibiriçá, dos quais 10 alqueires seriam para a fundação de um Patrimônio. Esta área foi desmembrada do Distrito de Paz de NOVOS CRAVINHOS um dos que pertenciam a comarca de Marília. O terreno foi loteado e vendido à prestação, cuja finalidade era de se estabelecer um pequeno centro comercial para a serventia da zona agrícola, que na época já era bastante desenvolvida. A escolha do nome QUEIROZ deve-se ao fato de na época a Fazenda Paiquerê ser dos proprietários da firma Queiroz Ferreira & Cia Ltda, pois essa empresa acolhia grande número de trabalhadores que chamavam o pequeno núcleo de VILA QUEIROZ. Porém o primeiro nome do antigo povoado era QUEIROZÓPOLIS e posteriormente Vila Queiroz e finalmente QUEIROZ.
Em 19 de maio de 1938, o Povoado tornou-se Distrito de Paz, e pouco mais de seis anos depois, foi elevado a categoria de Distrito Administrativo, com a publicação do Decreto Lei 14.334 de 30 de novembro de 1944. Através deste mesmo diploma legal, Queiroz foi incorporada ao município de Pompeia, vindo a desmembrar-se em 30 de dezembro de 1953, por força da Lei 2.456.
A luta pela emancipação do Distrito de Queiroz, do município de Pompeia foi uma das mais árduas batalhas políticas já ocorrida nesta cidade. De um lado ficavam os defensores da emancipação e de outro os que eram contra o desmembramento do Distrito. Formada a Comissão em prol da elevação de Queiroz à Município, integrada pelos senhores: Oswaldo Augusto Rezende, serventuário do Cartório de Queiroz e Juiz Preparador Eleitoral do Distrito, Zacarias Telles de Oliveira, Odilon Batista da Silva, Manoel Pedro Bonfim e Juvenal Nicácio que, chefiada pelo primeiro, seguiram para a capital de São Paulo, no dia 27 de abril de 1958, onde pleiteariam junto a Assembleia Legislativa do Estado, a elevação de Queiróz a Município.
Atualmente, a cidade de Queiroz possui 3.265 habitantes e fica localizado na Microrregião de Tupã.
PARABÉNS QUEIROZ PELOS SEUS 60 ANOS.
RÁDIO CIDADE FM
Fonte: Prefeitura
Foto: Youtube; Pinterest; Prefeitura; Portal Férias; G1
Rádio Cidade FM