BREVE HISTÓRICO
A história de Presidente Epitácio teve origem na necessidade, no início do século XX, da construção de uma estrada de rodagem que ligasse o trecho compreendido entre o “sertão desconhecido” e desabitado desta parte do Estado de S. Paulo, com o sul de Mato Grosso (atual Mato Grosso do Sul).
Como até 1880 a maioria das terras entre as barrancas dos rios do Peixe e Paranapanema continuava inexplorada, conforme se constata em trabalho de Waldery Santos3, o governo de São Paulo, contratou Teodoro Sampaio para percorrer e descrever essa região. Em 1886, este iniciou o levantamento de toda a bacia do Paranapanema até sua foz no rio Paraná. Mesmo assim, a maioria das terras entre as barrancas dos rios do Peixe, Paranapanema e Paraná, permanecia inexplorada, e o governo paulista se propôs a explorá-la.
Em 1890 o engenheiro José Alves de Lima é incumbido de abrir uma estrada entre o ribeirão São Matheus, região de Campos Novos, até o rio Paraná, para posteriormente chegar-se a Mato Grosso. Entretanto, devido a estrada localizar-se próxima das cabeceiras do rio Feio, desistiu-se do projeto.
“No dia primeiro de janeiro de 1907, ao meio dia, depois de trinta e um dias de penosa navegação, a flotilha estava ancorada no Porto Tibiriçá. Era o termo de nossa viagem. A primeira etapa estava vencida”.
Ali e naquele momento, estava sendo plantada a semente da atual Estância Turística de Presidente Epitácio.
Presidente Epitácio recebeu esse nome em homenagem ao Presidente Epitácio Pessoa 11º Presidente do Brasil entre 1919 e 1922.
A cidade possui atualmente 39.505 habitantes e fica localizado na Microrregião de Presidente Prudente.
PARABÉNS PRESIDENTE EPITÁCIO PELOS SEUS 76 ANOS.
Fonte: Prefeitura
Foto: Folha Metropolitana; G1; Refúgios do Interior; Youtube; Tripadvisor
Rádio Cidade FM