por Alessandro Dias
Buritama, SP- Pescadores de Buritama, cidade banhada pelo Rio Tietê, estão enfrentando dificuldades para vender seus peixes devido aos recentes casos de mortandade registrados na região. A coloração esverdeada da água tem gerado receio entre os consumidores, que temem contaminação ao consumir o pescado.
Nesta segunda-feira (24), diversas tilápias foram encontradas mortas às margens do rio, agravando a situação dos trabalhadores da pesca. Além da escassez de peixes vivos, a queda nas vendas tem afetado significativamente a renda dos pescadores, especialmente em um período de alta demanda como a Quaresma. Muitos relatam que, para encontrar exemplares saudáveis, precisam se deslocar para trechos mais distantes do leito do rio, aumentando os custos e o esforço necessário para a pesca.
Até o momento, a Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo não informou se há risco de contaminação para os consumidores. A Polícia Ambiental esclareceu que a análise da qualidade do pescado não está entre suas atribuições. A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) e a Prefeitura de Buritama também foram questionadas, mas ainda não se pronunciaram sobre o caso.
Fonte: Folha da Região
Foto: Reprodução
Para Central Cidade de Jornalismo – Repórter Alessandro Dias
Rádio Cidade FM