BREVE HISTÓRICO
As terras que hoje compõe o município de Pirangi pertenceram ao município de Paraíso (antigo Distrito de São Sebastião do Turvo), no município de Jaboticabal. Em 1895, entre os moradores das cercanias, os quais precisavam percorrer várias léguas para comprar gêneros de primeira necessidade, surgiu a idéia de fundar um povoado. Assim, abriram uma picada desde o córrego Boa Vista até a Praça da Matriz de Santo Antônio (antiga Praça João Pessoa), onde ergueram um tosco cruzeiro de cabreúva e um mastro de aroeira.
Em 3 de agosto de mesmo ano, foram doados cinco alqueires de terras para o patrimônio de uma capela sob a inovação de “Santo Antônio da Boa Vista”, primeiro nome que teve Pirangi.
Era costume dos moradores da redondeza reunirem-se em torno do cruzeiro, aos domingos para rezarem o terço e fazer leilão de prendas, cuja renda era recolhida para pagamento do material e mão-de-obra da primeira capela, que foi construída em 1897. Ao redor da capela, foram surgindo algumas casas de madeira coberta de telhas; e foi o Sr. José Marques, antigo carreiro, que construiu a primeira casa de tijolos.
Em 1898, o nome da população foi mudado para Santo Antônio da Bela Vista. Em 1904, abriram uma estrada pela mata e por essa estrada vinham os carreiros e boiadeiros do sertão de Rio Preto. Em 10 de abril de 1909, o povoado foi elevado a Distrito Policial, sendo seu primeiro subdelegado o Sr. João Ezequiel de Melo. A povoação contava nesta época com cerca de 70 casas.
Em 23 de dezembro de 1913, foi elevada a Distrito de Paz, no município de Jaboticabal com o nome de Pirangi, que na língua tupi-guarani e quer dizer “peixe-dourado do rabo vermelho”.
Pirangi possui 10.885 habitantes e fica localizado na Microrregião de Jaboticabal.
PARABÉNS PIRANGI PELOS SEUS 90 ANOS.
Fonte: Prefeitura
Foto: Prefeitura; Youtube
Rádio Cidade FM