
por Alessandro Dias
Araçatuba, SP- A Santa Casa de Araçatuba divulgou nesta quinta-feira (23) um comunicado informando que atingiu sua capacidade máxima de atendimento. Toda a estrutura física e os recursos humanos do hospital estão dedicados ao acolhimento de pacientes, mas a demanda ultrapassou os limites operacionais. O alerta foi assinado pelas diretorias clínica, técnica e administrativa, e direcionado às autoridades dos 40 municípios atendidos pela unidade.
Segundo a nota, os setores de internação, pronto-socorro e Unidades de Terapia Intensiva (UTI) estão funcionando além de sua capacidade. No pronto-socorro, projetado para 40 pacientes, havia 70 em atendimento, quase o dobro do suportado. Todas as UTIs, incluindo neonatais e pediátricas, registraram 100% de ocupação, agravando ainda mais o cenário de superlotação.
Diante da crise, a direção do hospital enviou ofícios ao Departamento Regional de Saúde (DRS-2), ao Ministério Público e às autoridades municipais, solicitando que pacientes críticos sejam encaminhados a outras unidades de saúde na região. Além disso, foi solicitado apoio para implementar medidas emergenciais que possam aliviar os impactos do colapso no atendimento.
Uma reunião foi marcada para a próxima segunda-feira (27), com o objetivo de traçar estratégias que garantam a continuidade do atendimento à população e evitem o agravamento da situação.
Fonte: Folha da Região
Para Central Cidade de Jornalismo – Repórter Alessandro Dias
Rádio Cidade FM








