
por Edvaldo Santos
Bastos, SP- Na tarde desta terça-feira, 22 de janeiro de 2025, a Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de Bastos, sob a liderança da delegada Gabriela Coneglian Brichi, prendeu um homem de 28 anos por descumprir uma medida protetiva de urgência emitida pela Justiça em dezembro de 2024. A ordem judicial proibia o indivíduo de se aproximar da vítima, de seus bens, incluindo veículos, e de fazer menções ou publicações envolvendo a vítima em redes sociais.
Conforme as investigações, o acusado violou a medida ao menos duas vezes. Um dos episódios mais recentes envolveu a amarração de pacotes de preservativos na motocicleta da vítima, utilizando enforca-gatos. Além disso, o homem retirava as velas do veículo, impedindo que a vítima o utilizasse, e publicou fotos da mulher em suas redes sociais.
A medida protetiva foi concedida após denúncias da vítima sobre repetidas ações semelhantes, incluindo a colocação de montagens fotográficas e pacotes de preservativos na moto. Esses atos resultaram em um clima de perseguição e intimidação.
A prisão ocorreu após a vítima registrar mais uma violação. O homem foi localizado e detido pela equipe da DDM de Bastos. Durante sua prisão, ele foi informado de que, além do descumprimento da medida, poderá ser enquadrado pelo crime de perseguição, introduzido no Código Penal em 2021.
Após ser detido, o acusado foi encaminhado para audiência de custódia e, posteriormente, para a Central de Polícia Judiciária de Tupã, onde permanecerá à disposição da Justiça.
A delegada Gabriela Coneglian Brichi destacou a importância da prisão para assegurar a efetividade das medidas protetivas, reforçando o compromisso da Polícia Civil com a proteção da integridade física, psicológica e moral de vítimas de violência. Segundo a delegada, essas ações são essenciais para evitar a continuidade da violência e garantir a segurança e o bem-estar das vítimas.
Fonte: DDM-Bastos
Para Central Cidade de Jornalismo – Repórter Edvaldo Santos
Rádio Cidade FM








