
HISTÓRIA
Cardoso surgiu como Vila a 20 de janeiro de 1937, fundada pelo saudoso cidadão Joaquim Cardoso da Silva, bandeirante moderno, cheio de visão, conhecedor das reservas florestais da região do Rio turvo, rumo ao Rio Grande, contígua à divisa de Minas Gerais e que viu as grandes vantagens que adviriam da formação de um povoado.
Patriotas, homens corajosos, para cá vieram e iniciaram um núcleo de civilização abrindo picadas e estradas às margens do Rio Turvo. Dentre esses pioneiros é justo lembrar, entre outros, os nomes de João Gonçalves do Nascimento, Manoel Abóbora, Jerônimo Monteiro, Militão Monteiro, José Campos Freire, Cap. José Tavares de Souza, José Sant’Ana de Oliveira, Amâncio Ribeiro Baião, Vicente Cardoso Filho, Antonio Fernandes Bilar, Jacinto Pereira Borges, Joaquim Cardoso da Silva. Este último uniu-se ao engenheiro José de Freitas Dantas e em poucos meses promoveram o levantamento da região que então era mata, muito mal aberta por picadas.
O local da sede municipal foi previamente escolhido e seu traçado, com ruas largas e praças, foi demarcado na prancheta antes de tornar-se realidade.
Em 20 de janeiro de 1937 era fundada a Vila e começou a ser aberto o sertão repleto de terras férteis. Dotado assim de modernos recursos urbanísticos, o povoado cresceu. Reconhecendo então o progresso da vilazinha, o Dr. Fernando Costa, interventor federal do Estado de São Paulo promulgou o Decreto nº 12.887, datado de 24 de agosto de 1942, que criou o Distrito de Paz de Cardoso, fazendo-o pertencer à 4ª Circunscrição da então Vila Monteiro, hoje Álvares Florence. Nessa época, Cardoso já contava com mais de 160 casas de tijolos, uma serraria e vários estabelecimentos comerciais e outras realizações de relevante interesse social.
Cardoso possui 11.345 habitantes e fica localizado na Microrregião de Votuporanga.
PARABÉNS CARDOSO PELOS SEUS 87 ANOS
Fonte: Prefeitura
Foto: Turismo Cardoso; Jornal a Cidade de Votuporanga; Prefeitura. G1
Rádio Cidade FM















