
por Alessandro Dias
Da redação Tupã, SP- O trânsito intenso e a dificuldade de encontrar espaços para estacionar e para se deslocar com tantos veículos já se antevia ao fato do aumento da frota da cidade. Tupã, que possui uma população segundo o IBGE de 63. 928 habitantes, atingiu a marca de 60.007 veículos emplacados, de acordo com dados do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito). Com o aumento constante de veículos e a estabilização da população, a previsão é de que, nos próximos anos, o número de veículos supere o de habitantes.
O crescimento da frota de veículos tem gerado reflexos visíveis nas ruas da cidade, principalmente durante os horários de pico. Locais como a Rua Aimorés, após a Avenida Tamoios, a Rua Nhambiquaras, a Rua Brasil, a Rua Marília e a Rua Caingangs, entre a Praça da Bandeira e a Rua Joaquim Abarca, têm sido constantemente marcados por congestionamentos. Esses trechos ainda são os principais pontos de lentidão no tráfego local.
Apesar do aumento significativo no número de veículos, a cidade ainda conta com as mesmas rotas de acesso e não apresentou grandes mudanças nas alternativas de mobilidade urbana. Isso tem gerado um grande desafio para os motoristas, que enfrentam a escassez de novas rotas que possam aliviar o tráfego e garantir uma circulação mais eficiente.
Com uma frota composta por 29.381 automóveis, 13.828 motocicletas, 1.798 caminhões e 491 ciclomotores, entre outros veículos, a cidade enfrenta desafios para atender as diversas demandas, seja dos motoristas ou dos pedestres.
Fonte: IBGE; Denatran; O Diário
Foto: Alessandro Dias
Para Central Cidade de Jornalismo – Repórter Alessandro Dias
Rádio Cidade FM









