
por Alessandro Dias
Da redação Tupã, SP- Pesquisadores da Universidade de Northumbria, em Newcastle, realizaram um estudo inovador que sugere que o óleo essencial de alecrim, quando inalado, pode aumentar a memória e a vigilância, além de melhorar a capacidade de realizar cálculos aritméticos. O estudo focou na memória prospectiva, que se refere à habilidade de lembrar de realizar tarefas no futuro, como tomar remédios ou postar um cartão de aniversário.
O Dr. Mark Moss, responsável pela pesquisa, apresentou os resultados durante a conferência da Sociedade de Psicologia Britânica, em Harrogate. Ele explicou que, com base em investigações anteriores, o aroma do alecrim demonstrou benefícios significativos para a memória de longo prazo e para a realização de cálculos mentais. “Nosso estudo focou em como o alecrim pode melhorar a memória de tarefas futuras, um aspecto importante para a rotina diária das pessoas”, disse ele.
Os resultados mostraram que, ao inalarem o óleo essencial de alecrim, as pessoas aumentaram em 60-75% as chances de se lembrar de tarefas futuras, em comparação com indivíduos que não foram expostos ao aroma. Além disso, o óleo foi associado ao aumento do estado de alerta e à melhoria da memória de longo prazo.
De acordo com os pesquisadores, os achados têm implicações positivas para o tratamento de pessoas com dificuldades de memória, podendo apoiar intervenções para melhorar o funcionamento cognitivo, especialmente em adultos.
Fonte: BBC; O Globo
Para Central Cidade de Jornalismo – Repórter Alessandro Dias
Rádio Cidade FM








