HISTÓRIA
HISTÓRIA DE AVAÍ
texto
O surgimento da povoação se deu com a chegada da ferrovia Noroeste, logo após a passagem dos engenheiros que constituíam a Comissão de Estudos dos cem primeiros quilômetros, realizado a partir de janeiro de 1905 e chefiada pelo engenheiro João Feleciano da Costa Ferreira, após haver transposto o Rio Batalha e atingido a encosta entre os rios Batalha e Jacutinga.
texto
SURGIMENTO
texto
Foi ali, nesse local, que se colocou a placa quilométrica 48, a partir de Bauru, seu ponto inicial, para se construir, junto a essa mesma placa, a estação que viria a ter o nome Jacutinga.
Com as terras no local onde se edificaria a estação pertenciam à Fazenda Jacutinga, de propriedade do major Gasparino de Quadros e sua mulher, o administrador ou capataz João Baptista Dias, mais conhecido como “João Guari”, sugeriu ao proprietário das terras que fizesse a doação de uma área para a formação de um povoado junto à estação.
No dia 2 de dezembro de 1919, depois de incessante trabalho realizado pelo coronel Juvencio Silva e por Domingos Zulian junto à Câmara Estadual, Altino Arantes, presidente do Estado, promulgou a Lei Estadual nº. 1.672 de 2 de dezembro de 1.919, criando o município e, em lugar do nome de Jacutinga, foi atribuído o nome de Avaí.
Devido à extensão territorial extensa, a agricultura vem se transformando na principal atividade de desenvolvimento do município, destacando as produções de abacaxi, laranja, lichia, melancia, pimentões, seringueiras, cana-de-açúcar, pinus e eucaliptos.
Avaí possui 4.483 habitantes e fica localizado na Microrregião de Bauru.
PARABÉNS AVAÍ PELOS SEUS 105 ANOS.
Fonte: Prefeitura
Foto: Rota 408; G1; Youtube
Rádio Cidade FM