por Alessandro Dias
Da redação Tupã, SP- O Brasil encerra 2024 com um marco na produção de ovos: 57,6 bilhões de unidades, cerca de 1.700 ovos por segundo. O crescimento de quase 10% em relação ao ano anterior, conforme dados da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), foi impulsionado pela alta oferta nas granjas, tornando o ovo a proteína animal mais acessível do ano.
O consumo também disparou, alcançando uma média de 269 ovos por pessoa. Para 2025, a projeção é de 272 unidades per capita. “O consumidor brasileiro nunca comeu tanto ovo”, afirma Ricardo Santin, presidente da ABPA, que ainda destacou o potencial de abertura do mercado europeu e do Reino Unido para exportações.
Apesar do recorde na produção, as exportações caíram 29% em 2024, totalizando 18 mil toneladas. Contudo, a expectativa é de recuperação, com projeção de 21 mil toneladas para o próximo ano.
Avanços científicos destacam benefícios do ovo para a saúde
Pesquisas recentes reforçam o papel do ovo como um superalimento, especialmente na saúde cerebral. Um estudo publicado no Food Bioscience evidenciou a contribuição de nutrientes presentes no ovo, como colina, DHA (ácido docosahexaenoico) e triptofano, na prevenção de doenças neurodegenerativas, como o Mal de Alzheimer.
Além de promover funções cognitivas, esses nutrientes ajudam a mitigar o declínio cerebral relacionado à idade. A colina, por exemplo, é essencial para a memória, enquanto o DHA protege contra a formação de placas associadas ao Alzheimer.
Os pesquisadores também revisitaram a relação entre ovos e colesterol, concluindo que seu consumo moderado não eleva significativamente os níveis de colesterol em pessoas saudáveis. André Carvalho, diretor da Mantiqueira Brasil, afirmou: “O ovo é um alimento democrático, acessível e completo. Estamos comprometidos em desconstruir mitos e ampliar os conhecimentos do consumidor sobre seus benefícios”.
Com sua versatilidade, acessibilidade e benefícios comprovados, o ovo se consolida como um item essencial na dieta dos brasileiros e uma proteína indispensável no cenário global.
Fonte: ABPA/AgroBand
Foto: Reprodução
Para Central Cidade de Jornalismo Repórter Alessandro Dias
Rádio Cidade FM