HISTÓRIA
Em janeiro de 1934, Luiz de Souza Leão, adquiriu de Joaquim Abarca uma gleba de 706 alqueires de terra, no divisor de águas entre os rios Aguapeí ou Feio e o do Peixe, no município de Rinópolis, loteando uma parte para constituição de um patrimônio ao qual deu o nome de Canaã, como um símbolo de terra prometida bíblica.
O empreendimento passou a atrair interessados e em 1937 foi construído o primeiro hotel, incrementando o comércio e a agricultura.
Foi inaugurada a igreja em 8 de dezembro de 1941, mandada construir pelo fundador Luiz de Souza Leão.
A criação do Distrito de Paz de Canaã, deu-se em julho de 1943, no território de Tupã, passando a município em novembro de 1944, alterando o nome para Parapuã.
Segundo Theodoro Sampaio, no tupi ″pará-poan″significa união de rios ou alto rio, e que seria também o nome do rio Feio.
Parapuã celebra seus brilhantes 79 anos de fundação, marcando uma trajetória de crescimento e prosperidade. Fundada em 1944, rapidamente se destacou na região como um dos maiores polos produtores de café de São Paulo, o que consolidou sua importância econômica. Ao longo das décadas, a cidade diversificou sua economia, hoje se destacando pelo forte agronegócio, com ênfase na pecuária, avicultura e diversas culturas agrícolas, como a cana-de-açúcar, café, seringueira e amendoim.
O agronegócio, base da economia local, continua a ser um dos principais motores do município, gerando emprego e movimentando o comércio e a indústria.
Parapuã possui uma população de 10.580 habitantes e fica localizado na Microrregião de Adamantina.
PARABÉNS PARAPUÃ PELOS SEUS 79 ANOS
Fonte: Prefeitura
Foto: Cedida; Youtube
Rádio Cidade FM