Aniversariando a Cidade de Birigui

HISTÓRIA

Birigui, SP- Neste 7 de dezembro, Birigui completa 113 anos de história. Fundada por Nicolau da Silva Nunes, a cidade, localizada a 521 km da capital paulista, possui 537 km² de área geográfica e se destaca pelo clima tropical seco e pelo espírito empreendedor. À medida que avança no século XXI, Birigui celebra conquistas importantes em sua economia diversificada, mas também enfrenta desafios significativos.

Embora o aniversário tenha como referência a data de 7 de dezembro, o feriado e a comemoração na cidade ocorrem sempre no dia seguinte, 8, para conciliar com a data da Padroeira Imaculada Conceição.

A grafia correta da cidade é Birigüi, “com trema na letra “U”. A cidade, entretanto, também é conhecida como “Cidade Pérola”. Este outro nome foi dado por um jornalista de São Paulo, que veio a Birigüi em 1.934. Na visita fez uma crônica social do aniversário do Senhor Roberto Clark, “desta Pérola da Zona Noroeste”, foi a primeira expressão. Segundo consta, a publicação aconteceu em um jornal birigüiense, famoso da época, “O Maribondo”, em sua página 3.

Birigüi fica localizada na Região Noroeste do Estado de São Paulo, distante 521 Km da Capital do Estado, sua área geográfica é de 537 km2, a uma altitude de 400 metros e clima tropical seco. Birigüi foi fundada em 7 de dezembro de 1.911 por Nicolau da Silva Nunes, nascido em Portugal em 1.880 e chegado ao Brasil em 1.892. Após estada no Rio de Janeiro, Bahia e Minas Gerais, vai residir em Sales de Oliveira, no Estado de São Paulo. Em novembro de 1.911, vindo de Bauru e Araçatuba, adquire na Chave (ponto de parada das locomotivas), denominada Birigüi (daí a primitiva denominação), 400 alqueires de terras. Aí se fixando, tem por primeira morada, com seus companheiros, e para se proteger dos índios caingangues, dois vagões da Estrada-de-Ferro Noroeste, obtidos em Bauru.

O progresso alcançado por Birigüi já reclamava sua emancipação política. Assim é que, em junho de 1.919, uma comissão constituída por James Mellor, Nicolau da Silva Nunes, Anor Garcia, Gentil Pinto Ferreira Coelho e Mário de Souza Campos se encontra para tratar da questão com o chefe político, coronel Manoel Bento da Cruz.

No ano seguinte, por indicação do diretório político de Penápolis, o Deputado Luís de Toledo Piza Sobrinho apresenta à Câmara de Deputados o projeto nº 34, propondo a criação do Município de Birigüi, determinada finalmente, em 8 de dezembro de 1.921, por Lei estadual, promulgada por Washington Luís. Nessa época Birigüi já possuia energia elétrica, com inauguração da primeira unidade de 1.000 c.v., para iluminação também de Caingangue (Coroados), Araçatuba, Calmon, Legru e Glícério e aumento da rede de Penápolis. Pela Companhia de Força e Luz, à qual foi vendida a primitiva empresa, é instalada em 1.926 a segunda unidade de 1.000 c.v., e em 1.927 a terceira, de 2.000 c.v.

Birigui possui atualmente uma população de 118.979 habitantes, sendo sede de microrregião e pertencente à Mesorregião de Araçatuba.

PARABÉNS BIRIGUI PELOS SEUS 113 ANOS

Fonte: Câmara Municipal, Folha da Região

Foto: Prefeitura; Portal Hoje Mais, Portal Cidade de Birigui

Rádio Cidade FM




07/12/2024 – Rádio Cidade FM

PUBLICIDADE

CONTATO

ONDE ESTAMOS

Rodovia Brigadeiro Eduardo Gomes – SP 457 Bastos / Iacri – KM 98 + 500Mts – CEP: 17.690-000.

© 2025 Cidade FM - Todos os Direitos Reservados.

INICIANDO...