por Alessandro Dias
Araçatuba, SP- A região de Araçatuba se destacou como a maior responsável por apreensões de drogas no interior paulista durante o mês de outubro de 2024. No período, foram confiscadas 4,6 toneladas de entorpecentes, marca atribuída à sua localização estratégica, próxima ao Mato Grosso do Sul, uma das principais rotas de entrada de drogas no estado.
As operações foram fruto de ações integradas entre a Polícia Militar, forças de segurança estaduais e o setor de inteligência. A coronel Adriana Roledo Belluzzo, chefe do Comando de Policiamento do Interior da região, destacou a importância da colaboração entre instituições e o apoio da população. “Focamos no transporte de drogas pelas rodovias da região, com ações integradas e apoio da comunidade”, afirmou.
Entre os casos mais significativos, está a apreensão de 4,5 toneladas de maconha em Birigui. A operação ocorreu após uma denúncia anônima via 190, que resultou na prisão de um caminhoneiro transportando a carga ilegal.
Em todo o interior paulista, as forças de segurança registraram um total de 14,1 toneladas de drogas apreendidas em outubro, um aumento de 55% em comparação com o mesmo mês do ano passado. Esse volume incluiu 11,7 toneladas de maconha, com alta de 46%, e 1,8 tonelada de cocaína, mais que o dobro do registrado em 2023.
Desde o início do ano, o acumulado de drogas apreendidas no interior soma 114,3 toneladas, das quais 91,8 toneladas foram de maconha e 13,6 toneladas de cocaína. Este último número representa um crescimento de 35% em relação ao ano anterior.
Além das drogas, as ações policiais em outubro resultaram na retirada de 715 armas de fogo das ruas, na recuperação de 1.950 veículos roubados e na prisão de 9.249 infratores. Esses resultados refletem as estratégias de desarticulação do crime organizado e o impacto no enfraquecimento financeiro das quadrilhas que atuam na região.
Fonte: Secretaria de Segurança Pública
Para Central Cidade de Jornalismo – Repórter Alessandro Dias
Rádio Cidade FM