por Alessandro Dias
Da redação Tupã, SP- A escassez de insulina no programa Farmácia Popular tem preocupado milhões de brasileiros que dependem do medicamento para controlar o diabetes. As duas opções gratuitas disponibilizadas pelo programa, as insulinas humanas NPH e regular em frascos, estão em falta em diversas farmácias do país.
Segundo o farmacêutico Wilson Viegas, a situação está ligada à escassez de insumos farmacêuticos, e uma das principais fabricantes já havia alertado sobre a possibilidade de desabastecimento. Apesar dos avisos emitidos por entidades médicas, o governo não incluiu outras opções de insulina no programa, o que poderia ter permitido uma adaptação antecipada do tratamento.
“A ausência de um plano para incluir outras insulinas prejudicou pacientes e médicos, que teriam tido tempo para ajustar os tratamentos”, destacou Solange Travassos, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Diabetes.
Sem as insulinas mais acessíveis, os pacientes enfrentam duas alternativas: buscar o medicamento gratuitamente em postos de saúde do SUS ou adquirir versões mais caras, que podem custar cerca de R$ 150 por mês. Entretanto, a substituição de insulinas deve ser feita com acompanhamento médico, pois os medicamentos têm características e mecanismos de ação diferentes.
Apesar de o Ministério da Saúde afirmar que o abastecimento nas farmácias públicas não foi afetado, usuários relatam fracionamento e dificuldades para obter o medicamento. Rafael Poloni, coordenador-geral da Assistência Farmacêutica Básica do Ministério da Saúde, confirmou os desafios de aquisição:
“Foram realizados quatro pregões desde dezembro de 2023, dois deles fracassados e outros dois com participação parcial das empresas.”
A falta de insulina expõe pacientes diabéticos a sérios riscos de saúde, e evidencia a lentidão do governo para dar uma resposta mais ágil e eficaz para evitar que a situação se agrave ainda mais.
Fonte: Band Uol; CNN Brasil; Veja
Foto: Reprodução
Para Central Cidade de Jornalismo – Repórter Alessandro Dias
Rádio Cidade FM