HISTÓRIA
Em que pese à instituição das Sesmarias pela Coroa Portuguesa a ocupação da região continuou desorganizada e irregular. No final do século XVIII e começo do século XIX, a região nordeste do interior de São Paulo começou a ser ocupada por alguns sesmeiros e por posseiros do sul de Minas Gerais e paulistas da região de Campinas e Mogi Guaçu. Estes pioneiros vinham à procura de terras latas e campos para criação de gado.
Por volta de 1.800, quando por aqui chegou Simão da Silva Teixeira, relatos de historiadores dão conta que já existia um pequeno povoado com nome de Tamanduá.
Inicio do Povoado de São Simão
Como a maioria dos municípios paulistas para o surgimento de São Simão, além deste processo expansionista, contribuiu a crença religiosa dos seus primeiros habitantes.
São Simão é fruto de uma promessa feita pelo sertanista mineiro Simão da Silva Teixeira, que se desviando da rota traçada embrenhou-se num matagal então existente na região. Ali se perdeu e desesperado prevendo a morte, prometeu a construção de uma capela para abrigar uma imagem de São Simão, seu santo protetor.
São Simão possui atualmente uma população de 13.442 habitantes e fica localizado na Região Metropolitana de Ribeirão Preto.
PARABÉNS SÃO SIMÃO PELOS SEUS 197 ANOS
Fonte: Prefeitura
Foto: Caminhos da Fé; Arquidiocese de Ribeirão Preto; Mundo Latino; Portal Férias
Rádio Cidade FM