por Alessandro Dias
Da redação Tupã, SP- A partir de 2025, o processo de renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) no Brasil passará por mudanças significativas, conforme anunciado pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran). As novas regras buscam aumentar a segurança no trânsito e modernizar o sistema de habilitação.
Motoristas da categoria B, que incluem carros de passeio, picapes e vans de até 3.500 kg, passarão a ter subcategorias na habilitação. Quem optar por conduzir veículos com câmbio automático terá treinamento específico para essa modalidade, permitindo uma maior adaptação às particularidades do veículo.
A renovação da CNH incluirá um curso obrigatório com conteúdos atualizados sobre o Código de Trânsito, segurança viária e técnicas de direção. Para motoristas profissionais, o curso será personalizado de acordo com o tipo de transporte que realizam.
Os prazos de validade da CNH serão determinados pela faixa etária:
O novo sistema também prevê benefícios financeiros para motoristas mais velhos. Condutores entre 50 e 69 anos terão 50% de desconto nas taxas de renovação, enquanto aqueles com 70 anos ou mais poderão obter até 70% de desconto.
Para agilizar o processo, o Detran implementará a opção de renovação digital, eliminando parte da burocracia. Contudo, os exames médicos seguem sendo obrigatórios, incluindo o exame toxicológico para motoristas das categorias C, D e E.
Fonte: Jornal do Carro-Estadão
Foto: Reprodução
Para Central Cidade de Jornalismo – Repórter Alessandro Dias
Rádio Cidade FM